postado em 03/10/2008 18:15
A Paraíba registrou esse ano o total de 8.470 casos da dengue. O número é 3,6% menor que o registrado no ano passado, quando ocorreram 11.164 casos da doença. Foram 57 casos de dengue hemorrágica este ano no Estado.
As informações estão na 11ª edição do boletim informativo da dengue, lançada no final da tarde desta quinta-feira (2/10) pela SES. Os números são relativos até o último dia 11 de setembro.
De 982 casos registrados por semana para menos de 10 são resultados alcançados nos últimos meses na Paraíba, demonstrados a partir de ações simples para controlar doenças endêmicas na população, respaldadas por iniciativas governamentais de órgãos de saúde como a Secretaria Estadual de Saúde com o apoio da sociedade civil e município.
Conforme o gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Emanoel Lyra, foi observado o efeito positivo no controle da dengue após as mobilizações integradas do governo estadual com os governos municipais, aquisição de equipamentos e o reforço na contratação de profissionais. ;Isso significa que a população entendeu o chamamento e o impacto é visível;, lembrou.
Das confirmações, 57 foram do tipo hemorrágica. Estão confirmados apenas cinco óbitos por dengue hemorrágica e dois óbitos por complicações em Campina Grande.
A faixa etária mais acometida, ou seja, com maior número de casos, é a de 20 a 29 anos com 18,5% O sexo mais acometido é o feminino com 57,4% dos casos.
A doença tem apresentado o mesmo comportamento dos anos anteriores, com aumento de casos significativo no período que coincide com as chuvas.
Apesar da redução no número de casos da dengue, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Almeida, faz um alerta: ;é importante continuarmos em mobilização a fim de reduzir os criadouros do mosquito e a indução de práticas cotidianas pela população, com vistas a diminuição do risco de epidemia;.