postado em 22/10/2008 20:18
Nayara, de 15 anos, recebeu alta do Centro Hospitalar Municipal de Santo André nesta quarta-feira (22/10), às 14h30, após cinco dias de internação para se recuperar do tiro recebido na face, disparado por Lindemberg Alves, de 22 anos, ex-namorado de Eloá. Pouco antes de ser liberada pelos médicos para depor à Polícia Civil sobre o período em que foi mantida refém, a adolescente agradeceu a dedicação da equipe médica. "As primeiras palavras para todos da equipe do hospital foram ;muito obrigada;. A gente tenta dar apoio pessoal e fizemos brincadeiras para distraí-la", contou o cirurgião-dentista Geraldo Prestes de Camargo Filho.
Nayara, antes de falar aos policiais, passou por avaliação psiquiátrica, psicológica, ortopédica, fonoaudiológica, clínica e nutricional. Nenhum problema foi relatado, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno. Antes, pela manhã, às 9h30, ela foi submetida a uma nova cirurgia no rosto, de pouco mais de uma hora.
Segundo a equipe médica, a intervenção ocorreu sem problemas e ela não ficará com seqüelas na face. Os médicos substituíram um aparelho de contenção provisório que havia sido colocado na boca da paciente na sexta-feira, dia em que terminou o seqüestro, por outro ortodôntico, que permitirá a Nayara a continuação do tratamento em casa.
O novo equipamento deverá ser usado por um período de 90 a 120 dias. "O procedimento foi feito com sedação e anestesia local. Além do aparelho, fixado nos dentes, foi adaptado ainda um dente provisório no lugar do canino superior esquerdo (que foi perdido) para ter a função estética devolvida", explicou Camargo Filho, um dos quatro profissionais que participaram da cirurgia.
Nayara precisará ter cuidado com a higiene bucal e evitar por uma semana comer alimentos duros. Desde sexta-feira, a garota está internada no Centro Hospitalar, para onde foi levada após ser libertada do cativeiro onde era mantida refém por Alves. A menina chegou numa maca com ferimentos na boca e na mão.
Além da cirurgia, também foi feita uma limpeza detalhada da região atingida. A sutura providenciada na sexta-feira, no local por onde a bala entrou, foi retirada. "Agora, ela se alimenta bem e deve voltar o mais rapidamente possível às atividades cotidianas", afirmou Camargo Filho.