postado em 28/10/2008 14:08
A melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde do trabalhador das padarias de Macapá e Santana no Estado do Amapá está sendo desenvolvida pelo Programa Indústria Saudável. A ação é desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Sesi.
A primeira fase teve início em setembro com encerramento previsto para o fim de novembro. O programa visa diagnosticar e avaliar as condições de saúde e estilo de vida do trabalhador com foco na prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e cardiovascular e seus fatores de risco, associados ao sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, alimentação inadequada e obesidade.
Segundo a gestora do projeto Panificação Competitiva do Sebrae, Nelma Pires, o atendimento é feito na própria empresa, nesse caso, nas padarias de Macapá e Santana e começa com a aplicação de um questionário individual com os funcionários. Em seguida, é feito um circuito de saúde composto por verificação de pressão arterial, peso, altura, exame de glicemia, avaliação odontológica, entre outros aspectos.
De acordo com ela, ao fim, o Sesi elabora um diagnóstico para cada trabalhador e outro para a empresa, com o perfil geral de saúde dos colaboradores, um levantamento de possíveis grupos de risco e apresenta ao empresário algumas sugestões que podem ajudar a minimizar os problemas identificados ou até evitá-los. ;A proposta é incentivar o empresário a oferecer serviços de qualidade de vida para seus colaboradores e estimular a manutenção de hábitos saudáveis, prevenção ou controles de doenças;, disse a gestora Nelma Pires.
No âmbito nacional, o Programa Indústria Saudável oferece gratuitamente às indústrias um levantamento das condições de saúde e estilo de vida dos trabalhadores, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e saúde bucal.
As ações voltadas para a saúde do trabalhador estão inseridas no planejamento do projeto Panificação Competitiva do Sebrae e tem como finalidade promover e ofertar as panificadoras atendidas pelo projeto, ações que contribuíam para a melhoria das condições de vida.
Dentre as diversas propostas do projeto Panificação Competitiva, uma é desenvolver ações que contribuam para a melhoria das condições de vida desses trabalhadores, incentivando uma vida laboral mais produtiva dentro dos ambientes das panificadoras e fora dela, conseqüentemente a isso, gerar mais benefícios e lucros para ambos.
Outras informações poderão ser obtidas com a coordenadora local do Programa Indústria Saudável, Josélia Brito, na Unidade de Saúde do Sesi/AP ou pelos telefones: (96) 3084-8825 / 8112-1170, ou com a técnica do Sebrae, Nelma Pires, pelos telefones: (96) 3312-2839 / 3312-2840 / 9126-4204.