postado em 31/10/2008 12:28
Melhorar a qualidade de vida dos jovens pernambucanos é o que pretende o Plano Estadual da Juventude, que será sancionado nesta sexta-feira (31/10) pelo governador Eduardo Campos. Segundo o secretário da Juventude e Emprego do estado, Pedro Mendes, o programa é pioneiro no país e beneficiará jovens na faixa etária de 15 a 29 anos.
Entre os principais pontos a serem desenvolvidos nos próximos dez anos estão o fortalecimento da emancipação e o desenvolvimento sustentável da juventude, políticas de igualdade de oportunidades, cultura de paz e de não-violência, saúde e educação, além da participação política autônoma e cidadã. Segundo Pedro Mendes, o programa é um marco legal e servirá de referência para outros estados.
O plano é resultado do projeto Dialogando, iniciado em 2007 pela Secretaria da Juventude e Emprego. Jovens de 12 regiões de Pernambuco foram ouvidos em conferências municipais e estadual. O projeto envolveu 2.500 pessoas e 940 organizações e grupos de juventude de 167 municípios. ;O plano é uma versão da população, e nós transformamos em lei; afirmou o secretário.
Um conselho estadual será criado para fiscalizar e colocar em prática as políticas públicas da juventude. O órgão será autônomo, de caráter consultivo e deliberativo e tem por finalidade promover o controle social dessas políticas.