postado em 08/11/2008 18:43
O Ministério da Justiça confirmou neste sábado (08/10) que 150 homens da Força Nacional de Segurança serão enviados ao Maranhão. De acordo com a assessoria da imprensa, o primeiro grupo já está em trânsito e deve chegar ao estado amanhã. O objetivo é auxiliar na reestruturação do sistema penitenciário local e nas ações de inteligência, em parceria com as forças policiais do próprio estado.
A assessoria informou que alguns homens já haviam sido enviados ao Maranhão no decorrer da última semana para verificar a situação no estado. As operações da Força Nacional serão realizadas em áreas maranhenses onde há maiores índices de criminalidade. O envio dos homens, segundo o ministério, foi aprovado após um pedido de reforço feito pelo próprio governador do estado, Jackson Lago. Ainda segundo a assessoria, o Maranhão tem registrado diversos assaltos a bancos em cidades do interior e uma das tarefas da Força Nacional será auxiliar na prevenção desses crimes.
A previsão inicial é de que os 150 homens permaneçam no estado por 60 dias, mas o prazo poderá ser prorrogado caso haja novo pedido do governo estadual ou caso o ministro da Justiça, Tarso Genro, analise a situação e veja que há necessidade. A assessoria de imprensa admite que a probabilidade de que o grupo seja mantido no Maranhão por mais de 60 dias é grande.