postado em 10/11/2008 14:00
A campanha de combate à dengue, lançada nesta segunda-feira (10/11) pela Prefeitura de Nova Iguaçu, no bairro Miguel Couto, será estendida a outras localidades. O bairro registrou o maior número de casos da doença no município neste ano, com 1.463 notificações. A finalidade da ação é combater a dengue na época em que o aumento da temperatura cria condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti.
Bairros como Posse, Centro, Comendador Soares, Austin, Cabuçu, Vila de Cava e Tinguá também receberão a visita dos agentes, que ficarão de três a sete dias em cada área, até que todas as casas sejam visitadas. O coordenador do Centro de Controle de Vetores, Vítor Rocha, disse que há uma grande mobilização do setor da saúde do município para agir no combate à doença, com a participação de 1,3 mil agentes e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
;Nós colocamos os agentes de forma efetiva em todas a rede de saúde, ou seja, casos que chegam a nós de suspeita da dengue é feita uma notificação e posteriormente uma equipe é enviada ao local para a fazer a contenção;.
Além disso, a campanha tem a parceria da Fiocruz para realizar de forma mais eficaz o mapeamento dos casos de infestação em Nova Iguaçu. Mais de mil agentes de endemias e equipes do Programa Saúde da Família fazem a conscientização dos moradores, além de ações de combate ao mosquito, como o bloqueio de transmissão e visitas a domicílios. Neste ano, Nova Iguaçu registrou mais de 14 mil casos de dengue, e cinco pessoas morreram.