postado em 12/11/2008 16:37
Ao som de músicas típicas paraguaias (guarania) e cuiabanas (rasqueado), a 7ª Expo Brasil Desenvolvimento Local foi aberta nesta quarta-feira no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, mostrando que, nos próximos três dias, a cidade será um laboratório que une saber popular e conhecimento formal do Brasil e da América do Sul.
A integração latino-americana é um dos eixos do que será debatido e aprendido pelos participantes até sexta-feira na capital de Mato Grosso. Os outros temas, desenvolvidos em atividades paralelas, são meio ambiente e vida sustentável, governança democrática, inclusão produtiva, cultura, comunicação e formação de agentes sociais.
O Instituto Arparoga, do Paraguai, a Orquestra Municipal de San Ignácio de Velasco, da Bolívia, e o projeto comunitário do Instituto Mandala e o Cuiabá Trio, ambos de Cuiabá, mostraram o ritmo cuiabano 'Piché', que explica como é feito um dos doces da culinária local, e a música paraguaia 'Pajaro campana'.
Ainda na abertura da 7ª Expo Brasil, o economista e advogado da Enterprise Development (EUA), Michael Shuman, proferiu a palestra 'Criando Comunidades Sustentáveis em uma Era Global', no auditório integrado no Piso da Terra no evento.
À tarde, às 14 horas, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Mato Grosso e secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, proferiu a conferência 'Desenvolvimento Sustentável da Economia de Mato Grosso'.
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, estavam entre as cerca de 1,5 mil pessoas que lotaram o auditório principal da Expo Brasil. Aproximadamente 5 mil pessoas estão inscritas para o primeiro dia do evento e a previsão da organização é que 10 mil pessoas passem pelo Centro de Eventos do Pantanal até sexta-feira.
Além de conferências, palestras, painéis de trocas de experiências do Brasil e dos 13 países participantes e oficinas, o evento tem paralelamente o 'Encontro de Prefeitos ; Novos Gestores Municipais', a 'V Feira de Roças e Quintais' e o 'V Encontro de Agroecologia'. Uma feira de iniciativas sustentáveis com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanato e a 'Mostra de Tecnologia Social', das 10h30 até as 21 horas, até sexta-feira (14/11) também fazem parte da programação do evento.
Palestrantes e caravanas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Cabo Verde (África), Estados Unidos, Nicarágua Peru, Paraguai, Portugal e Uruguai estão em Cuiabá.
A Expo Brasil é uma iniciativa da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS) e Governo do Estado de Mato Grosso, com patrocínio do Sebrae, Petrobras, Governo Federal, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Furnas, Eletronorte.
Apóiam a iniciativa o Ministério do Meio Ambiente, sistema de informação Número Certo, Rede de Tecnologia Social (RTS), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MT), Cooperar em Português Desenvolvimento Local, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca do governo brasileiro. Um circuito interno de comunicação, a TV Expo Brasil também apresenta informações sobre o evento aos participantes.