postado em 14/11/2008 17:41
O clima de empolgação marcou a chegada a Brasília das equipes participantes da final do Desafio Sebrae. A abertura do evento acontece às 19h desta sexta-feira (14/11) no Hotel Manhattan. A competição acontecerá no sábado (15) e no domingo (16) no mesmo local. A solenidade de premiação da equipe campeã será no Memorial JK, na segunda-feira (17/11), às 19h. Os ganhadores levarão como prêmio uma passagem para a cidade espanhola de Barcelona, em 2009.
Participarão da final as equipes Anarquia é Ordem (GO), Berna (RO), Costela no Bafo (SP), Kirschhoff (SC), Pobre Sonha (AL), Royal Straight Flush (PB), Tererê Storm (PR) e Zé Master's (MA). Elas venceram a semifinal do Desafio em Florianópolis, disputada de 29 de outubro a 1º de novembro.
Alguns dos estudantes aproveitaram a tarde de folga, antes da abertura do jogo, para conhecer Brasília. Foi o caso da equipe Pobre Sonha, toda formada por alunos de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). ;A experiência empreendedora da viagem vai se estender a outros terrenos fora do jogo. Teremos um grande aprendizado profissional ao conhecer a obra de um mestre como Oscar Niemeyer e poder analisá-la criticamente;, revela Hugo Clemente, de 20 anos.
Larissa Toolstadius, de 21, outra integrante da Pobre Sonha, conta que foi uma feliz surpresa chegar à final do jogo. ;Quando a gente viu, tínhamos vencido a etapa estadual, chegado à semifinal e aqui estamos;, revela radiante a universitária alagoana.
Hugo Clemente diz que a experiência do Desafio Sebrae na gestão virtual de uma empresa lhe ajudará a abrir seu próprio negócio futuramente, depois que se formar. ;O arquiteto normalmente trabalha como autônomo e tem que ter sua empresa. Arquitetura e empreendedorismo estão mais próximos do que parece;, observa.
Os integrantes da Kirschhoff, de Santa Catarina, também declararam um grande aprendizado com o Desafio Sebrae. Todos os componentes da equipe pensam em abrir o próprio negócio e afirmam que os conhecimentos adquiridos no business game poderão ser aplicados na prática . ;Temos um grande ganho. O jogo mostra como funciona o mercado e nos testa em situações de adversidade; diz Márcio Augusto, de 27 anos, aluno de Engenharia Elétrica.
Bruno Kurowski, de 20 anos, estudante de Engenharia Civil, diz que o Desafio Sebrae proporciona uma ampla visão sobre a gestão empresarial. ;Abrir empresa é o sonho de todos nós. O jogo dá mais segurança para que a gente possa concretizar essa idéia;, afirma Bruno.
Formada só por alunos de Administração de Empresas, a equipe paraibana Royal Straight Flush elogia no Desafio Sebrae a integração e o clima amistoso presente entre as equipes. ;Em Florianópolis, houve muita harmonia entre as equipes e agora não será diferente;, prevê Kildare Júnior.
Jurandir Andrade, outro membro da Royal, diz que o Desafio Sebrae permite a ele e aos colegas colocar em prática conceitos aprendidos na sala de aula da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). ;O jogo proporciona ao participante visão estratégica;, define.