postado em 17/11/2008 18:24
Com o tema Educação Empreendedora, começa nesta terça-feira (18/11) o 5º Seminário Nacional de Educação Brasil Competitivo. O evento pretende discutir a educação voltada para o empreendedorismo e sua contribuição para tornar o Brasil mais competitivo.
O nosso seminário é voltado para discutir como tornar a educação mais empreendedora, para que as crianças saiam da escola com capacidade de trabalhar em uma empresa, talvez de montar um negócio. Enfim, gerar riqueza para a sociedade, não só saber ler e escrever, mas algo além disso, afirmou José Augusto Dias de Castro, coordenador jurídico do Movimento Brasil Competitivo, em entrevista, nesta segunda-feira (17/11), ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
O debate terá a participação do governo, de empresários e do terceiro setor. Os diferentes participantes vão mostrar suas iniciativas, segundo José Augusto. É um seminário multifacetado e cada um vai dar sua opinião. Não vamos sair de lá [do seminário] com uma carta, com uma opinião conjugada de todos. Cada um vai demonstrar um pouco o que pensa, explicou o coordenador.
José Augusto afirmou que, apesar de os dados de educação do Brasil terem melhorado, se a gente for compará-los no plano internacional, o Brasil ainda está engatinhando. O coordenador jurídico citou como problemas o investimento em educação em relação ao PIB, o nível de educação, o número de pessoas que não consegue chegar universidade e o analfabetismo funcional (quando a pessoa não consegue entender o que está lendo).
Ainda se tem um pouco a concepção de que basta a crianças estar na escola para que já tenha resolvido o problema e não é isso. Muitas vezes, a criança está no colégio, mas está lá porque não tem comida em casa e vai pro colégio para comer, mas não sabe nem ler o que está escrevendo completou.
O seminário pretende discutir iniciativas e propostas e levá-las até os alunos. A preocupação maior é fazer com que a competitividade da educação seja algo disposição de todos, na educação pública, privada, em todos os níveis, afirmou José Augusto.
A abertura do seminário será feita pelo ministro da educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (18/11) pela manhã, seguida pela palestra de abertura com Cláudia Costin, vice-presidente da fundação Victor-Civita.