Brasil

Milhares de pessoas sofrem para conseguir receber alimentos em Santa Catarina

;

postado em 29/11/2008 09:15

Enquanto não conseguem voltar para suas casas (ou lutam para torná-las minimamente habitáveis novamente), os moradores da região do Vale do Itajaí precisam fazer malabarismos para conseguir comida. Nem todos conseguem levar para casa parte dos donativos que chegam à região. Desalojados ainda fazem filas em centros improvisados de abastecimento ; e sofrem com a demora na entrega de alimentos. Muitos deixam a fila e voltam para os abrigos sem ter o que comer. A auxiliar de serviços gerais Eliane Fernandes entrou ontem na fila, esperou por mais de quatro horas e quando chegou a sua vez foi avisada que faltava comida. Só conseguiu levar para os dois filhos uma garrafa de água.

;Não volto mais para a fila. Além da dificuldade de conseguir comida, não tem transporte para nos levar até lá;, disse. A cena tem sido recorrente em todo o estado, que sofre com o racionamento de comida para as mais de 78 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O motorista Sebastião Dolberth dos Santos disse ter perdido todas as compras do mês. Na porta de sua casa, a lama estava misturada aos pacotes de arroz, feijão e outros mantimentos que haviam sido comprados no último fim de semana. ;Não teve como salvar. Eu tinha saído para uma viagem a São Paulo e uma hora depois a casa foi invadida pela água. Estou dormindo na casa de amigos;, contou, enquanto tirava com uma pá o barro que invadiu todos os cômodos da casa.
Ajuda e alerta

Aprovados com média 5
Os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino de Blumenau que alcançarem média 5 e tiverem 75% de freqüência, mesmo sem o fechamento do ano letivo, serão aprovados. A determinação ; já oficializada por portaria assinada pelo secretário de Educação de Blumenau, Mauricí Nascimento ; deverá ser extensiva a todos os municípios atingidos pela enchente em Santa Catarina. Técnicos da Secretaria Estadual de Educação estão estudando uma forma legal para adoção da medida. Em Blumenau, segundo Nascimento, as escolas particulares também vão adotar medida semelhante, inclusive a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), a maior instituição de ensino superior na região. Os que não alcançarem média vão participar de uma avaliação especial com critérios determinados pela secretaria. Todos os alunos da pré-escola e do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental já estão aprovados.

Medicamentos perigosos
O setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Itajaí está alertando a população sobre a proliferação de doenças causadas pelas inundações. Pessoas que tiveram contato com a água das enchentes devem ficar alertas a doenças como a leptospirose, já que ela não pode ser prevenida com vacina. A leptospirose é transmitida principalmente pelo contato com água contaminada com a urina dos ratos. Os principais sintomas são dores no corpo, dor na panturrilha, febre, mal-estar e icterícia. As pessoas que tiverem suspeita de contaminação não devem, de forma alguma, prosseguir com a automedicação e precisam se dirigir imediatamente à unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e exames necessários. O uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (analgésicos como aspirina, AAS, Melhoral) é altamente perigoso, pois eles podem causar hemorragia em pessoas infectadas. O uso de antiinflamatórios também não é indicado.


Doações no DF
O Governo do Distrito Federal, por meio da Cruz Vermelha e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, mobilizou os órgãos de segurança pública para receber doações da comunidade. Os produtos arrecadados serão enviados para ajudar as vítimas das enchentes de Santa Catarina

Produtos:

De preferência roupas, sapatos e alimentos não perecíveis, com prazo de validade de no mínimo dois meses


Locais de entrega:

Delegacias, postos comunitários de segurança, batalhões da PM e unidades do Corpo de Bombeiros de todo o Distrito Federal. Ou na sede da Defesa Civil, que fica em Ceilândia


Empresas:

supermercados e lojas que quiserem doar caixas de papelão podem entregar o material na Defesa Civil
(QNM 18, Área Especial S/N, Telefone: 3901-5819)

E-mail falso
A Defesa Civil alerta que estão sendo enviados e-mails com números falsos de contas para pessoas que querem ajudar. As contas verdadeiras são:

Banco do Brasil
Agência 3582-3
Conta 80.000-7

Besc
Agência 068-0
Conta 80.000-0

Bradesco
Agência 0348-4
Conta 160.000-1

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação