Brasil

Hospitais particulares devem buscar soluções criativas para driblar crise

;

postado em 30/11/2008 09:15
Amanhã, às 20h, a Associação Brasileira de Hospitais Privados (ANAHP) empossará seu novo Conselho Deliberativo para o triênio 2008/2011. Ao contrário do ocorrido em gestões anteriores, o homem indicado para a tarefa de presidir a instituição é um profissional cuja carreira foi consolidada longe da capital paulista, onde fica a sede da associação e onde ocorrerá a posse. O novo presidente da entidade será o mineiro Henrique Salvador, cujo currículo dispensa maiores explicações: além dos muitos títulos e especializações, administra o Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, é mastologista, livre-docente de ginecologia, autor e co-autor de vários títulos na área de saúde, além de ter sido presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia. Atualmente, exerce o cargo de presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Sua indicação, entretanto, não se deve apenas ao currículo vasto e à experiência profissional. Ela se deve, principalmente, ao forte impacto causado no setor pela sua atuação em projetos de ensino e pesquisa. Em particular, à publicação do livro Gestão do Corpo Clínico ; Experiência dos Hospitais da ANAHP, editado por ele no começo deste ano, e pela criação do programa Melhores Práticas Assistenciais, cujo grande desafio está justamente em fazer com que a gestão hospitalar integre a parte assistencial à gerencial.

Toda a experiência desse projeto, tocado pelas 37 instituições que integram a associação, será compartilhada com a sociedade médica por intermédio da revista Melhores Práticas, que será lançada amanhã à tarde, às 14h, na sede da ANAHP, em São Paulo (leia abaixo).

Propostas
Aplicar as melhores práticas ao setor médico-hospitalar, envolvendo qualidade nos procedimentos e atendimentos e a racionalização de custos, será a principal missão de Henrique Salvador durante os três anos em que ficará à frente da associação. ;O setor de saúde no mundo passa por uma séria crise de financiamento. Mais do que o diagnóstico, é importante encontrarmos soluções criativas, factíveis e alinhadas com a cultura e a realidade do nosso sistema;, explica Henrique, que desde a criação da ANAHP tem participado ativamente do Conselho Deliberativo da instituição, da qual foi, inclusive, vice-presidente.

Na prática, explica Henrique, o procedimento adotado pelas instituições para que se obtenha um desempenho ideal deve levar em conta alguns passos. ;Para que haja um atendimento adequado ao paciente e, ao mesmo tempo, racionalização de recursos e tempo, temos que adotar alguns procedimentos em relação às práticas adotadas;, explica o médico, que descreve como deve ser esse passo a passo.

;Temos que checar, em relação a cada doença, qual foi o melhor diagnóstico. A partir daí, transformar essa informação em protocolo, ou seja, num processo que será adotado pelo médico e pela enfermagem. Ao adotar este protocolo, você pode medir qual é o benefício concreto e o resultado do tratamento indicado. Você vai checar se houve melhora, se o tempo de recuperação foi mais rápido, se o bem-estar do paciente é constatado;, explica.

Eficiência
Segundo ele, quando se tem o controle de todo este processo, a performance melhora. ;Você compatibiliza qualidade de atendimento e tratamento à racionalização dos recursos disponíveis e não precisará realizar procedimentos nem utilizar medicamentos desnecessariamente. É provável, também, que haja diminuição do tempo de internação no hospital;, diz Henrique, que pondera: a associação entende que esse papel é do hospital e do médico, que também tem que estar diretamente envolvido na busca de melhor atendimento ao doente e maior racionalização dos recursos.

Além da adoção do sistema de melhores práticas, o profissional defende a parceria entre hospitais privados e públicos, o que ele costuma chamar de ;união do sistema médico-gestor ou administrativo-assistencial para o sistema privado;, que pode ser usado pelo sistema brasileiro como um todo. ;Imagino criar uma parceria entre os sistemas privado e público, um fornecendo a eficiência do setor para o outro;, finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação