postado em 30/11/2008 14:59
Mais cinco casas desabaram na manhã deste domingo (30/11) no município de Rio Bonito, região das Baixadas Litorâneas, devido s chuvas que voltaram a atingir a cidade na noite de ontem (29). As cinco casas já tinham sido vistoriadas pela Defesa Civil municipal e corriam risco de desabamento. Os moradores estavam em casas de parentes.
O prefeito José Luiz Mandiocão (DEM) disse que já não chove na cidade. Entretanto, como a terra está muito encharcada, ainda há risco de novos deslizamentos caso volte a chover nas próximas horas.
No sábado o governo do estado enviou 5 mil refeições para atender s vítimas de desabamento. A expectativa era que hoje fosse enviada a mesma quantidade de refeições.
O prefeito explicou que, nas partes mais altas da cidade, ainda há cerca de 2 mil casas que correm risco de desabar e que a sua maior preocupação é que o município sozinho não terá condições de reconstruir as casas das famílias que perderam tudo com a enxurrada.
Dados divulgados pela prefeitura de Rio Bonito contabilizam 80 pessoas desabrigadas; além de 1.350 desalojadas e 2.400 que tiveram de deixar suas casas, pois estão em área de risco iminente. Ao todo, foram destruídas 151 residências e outras 149 foram parcialmente atingidas.