postado em 01/12/2008 20:52
O último relatório divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina eleva para 116 o número de mortes nas enchentes. São também 30 pessoas desaparecidas e mais de 78 mil desabrigadas.
Ao todo, ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais que atingem a região.
Doações
Há cerca de quase 79 mil desalojados e desabrigados que precisam de ajuda. O doador que estiver fora do Estado de Santa Catarina pode receber informações sobre o procedimento para doações na Defesa Civil do seu Estado. Em casos de doações em dinheiro, o número 0800 482020 está disponÃvel para consulta.
A orientação é para que as doações sejam preferencialmente em dinheiro, através das contas disponibilizadas. Se não for possÃvel, pequenas quantidades de doações materiais (alimentos, entre outros), devem ser direcionas para as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, empresas e instituições que promovem arrecadações.
A orientação do Departamento Estadual de Defesa Civil é para que as doações arrecadadas em outros estados sejam encaminhadas através das Defesas Civis estaduais, que trabalham articuladas com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. A medida visa facilitar a logÃstica de triagem e transporte dos suprimentos, em virtude ao grande número de doações. Quem mora no Estado pode procurar informações no telefone 199, da Defesa Civil do seu municÃpio.
Para doações maiores a orientação deve ser solicitada nos telefones: (48) 4009-9886 ou 4009-9879.
As empresas que fazem doações podem requerer a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), utilizando o código CFOP na nota fiscal 5910.