postado em 02/12/2008 09:36
A primeira remessa de donativos para as vítimas castigadas pelo temporal em Santa Catarina, que já matou 116 pessoas, deve sair nesta terça-feira (02/12) de Brasília. A Força Aérea Brasilieira (FAB) e a Petrobras Transporte S/A (Transpetro) ofereceram aviões para transportar os objetos doados pela população do DF: alimentos, roupas, cobertores e colchões arrecadados. Até segunda-feira, as doações passavam de 70 toneladas.
Uma força-tarefa composta de 42 voluntários e 12 servidores da Defesa Civil sua a camisa no ginásio de esportes da Polícia Militar, no Setor Policial Sul, para fazer a triagem dos donativos arrecadados desde sexta-feira. São homens, mulheres e crianças que interromperam as tarefas do dia-a-dia para se juntar à causa solidária. Sem ter com quem deixar o filho, Adriana Irajá, 40 anos, moradora da 315 Norte, levou Felipe, 4. ;Ele está gostando muito;, afirmou.
A estimativa é de que a quantidade de doações chegue a 100 toneladas nesta terça-feira. Elas podem ser feitas nas delegacias de polícia, nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O DF pode mandar ainda um helicóptero para Santa Catarina. ;Estamos esperando um pedido do governo de Santa Catarina para mandar o aparelho para lá. Estamos cumprindo nossa parte;, disse o governador José Roberto Arruda, que acompanhou parte da separação dos donativos na segunda-feira. ;Brasília mostrou que está solidária a Santa Catarina;, emendou.
Pela internet
O governo do DF também enviou ao estado catarinense quatro servidores da Defesa Civil para ajudar nas buscas aos desaparecidos. ;Eles trarão informações para a gente do que está sendo feito e de o que o governo de lá pode precisar da gente ainda;, disse o subsecretário de Defesa Civil, Luiz Carlos Ribeiro da Silva.
Somente na Administração Regional do Sudoeste foram arrecadadas cinco toneladas. Cerca de 20 servidores ficaram de plantão durante o final de semana para receber as doações. Em outras administrações, foram disponibilizados caminhões para recolher as doações nas casas dos moradores. Os doadores podem acompanhar pela internet o serviço de triagem em tempo real. Basta acessar o site www.defesacivildf.blogspot.com.