postado em 09/12/2008 10:07
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado de um edital de R$ 10 milhões para pesquisas com células-tronco embrionárias e adultas ; o segundo desde que as pesquisas com células de embriões foram autorizadas em março de 2005. Quarenta e nove projetos foram contemplados, quase todos no Sul e no Sudeste. O dinheiro é para dois anos de pesquisa.
O cientista Luiz Fernando Lima Reis, que foi um dos cinco avaliadores do edital, elogiou a qualidade dos projetos. ;As propostas estavam muito melhor estruturadas dessa vez;, disse Reis, que é diretor de pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e também participou do julgamento do edital de 2005. ;Tivemos uma demanda qualificada significativamente maior;. Segundo ele, 148 projetos foram submetidos.
Reis elogiou também o fato de haver um misto de projetos de ciência básica e aplicada, envolvendo desde experimentos in vitro ou com animais até ensaios pré-clínicos com seres humanos. A lista divulgada pelo CNPq não inclui descrição dos projetos. Numa primeira avaliação, nota-se a ausência de alguns nomes conhecidos da área. Entre eles, o do neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos mais experientes no tema no País.