postado em 10/12/2008 09:49
As grifes cariocas, que começaram a desembarcar em São Paulo há dois anos, estão fazendo sucesso entre os paulistanos com lojas próprias. Em menos de dois meses, abriram pelos menos três na cidade: Cantão e Reserva, no Shopping Iguatemi, nos Jardins, zona sul, e Maria Filó, no Shopping Higienópolis, região central. Até então essas marcas não tinham unidades na cidade. ;O carioca sempre foi bom em fazer modinha;, diz Glória Kalil, consultora de moda.
Na década de 70, o Rio de Janeiro era o pólo da moda nacional. Nas décadas de 80 e 90, o eixo virou para São Paulo. Agora, os cariocas voltam a brilhar na cena paulistana. ;Eles conseguem reunir tudo o que as pessoas mais gostam;, destaca Glória. Em outras palavras, produzem bem o fast fashion, roupa atualizada, jovem, colorida e barata. ;O brasileiro adora cor. Só fashionista gosta de preto. Mas não tem nada a ver com alta moda, nem com criação;.
Atualmente, oferecer uma grife carioca no cardápio de lojas está entre as estratégias para atrair o consumidor paulistano. E isso vale tanto para o sofisticado Shopping Cidade Jardim, na zona sul, a um popular Bom Retiro, no centro. Quando o shopping abriu as portas com grifes exclusivas internacionais, trouxe a LeeLoo, confecção carioca badalada que nasceu em 1999. Até mesmo o Bom Retiro, famoso pelas confecções de coreanos radicados na cidade, hoje tem uma loja carioca, a Mercatto que, há nove meses, abriu na principal rua da região vendendo atacado e varejo.