postado em 10/12/2008 11:49
A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC) afirmou nesta quarta-feira (10/12) que a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em ilhas seria anormal. Ela acompanha, no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento de ação que contesta a demarcação da reserva em área contínua.
;Espero que prevaleça o Artigo 231 da Constituição Federal e que não se tenha uma quebra na normalidade no que concerne demarcação de terras indígenas, que ela seja de forma contínua;, disse Marina. ;A demarcação em forma de ilhas desconstrói não só a terra, mas a própria cultura, a identidade e a possibilidade de que essas comunidades (indígenas) possam seguir seu destino de acordo com a sua tradição;, completou a senadora.
Sobre a possibilidade de conflito entre índios e produtores de arroz que vivem na Raposa após o término do julgamento no Supremo, independentemente da decisão, Marina Silva ressaltou que é papel do Estado mediar essas questões. ;Se alguém está querendo passar por cima da Constituição Federal, há que se colocar todos os meios possíveis para evitar qualquer forma de conflito;.