postado em 13/12/2008 11:43
Com o objetivo de reduzir a incidência de dengue no estado que no verão passado viveu uma de suas piores epidemias, com a morte de centenas de pessoas, a maior parte crianças o governo do Rio de Janeiro realiza neste sábado (13/10) a segunda Operação Guerreiros contra a Dengue.
A ação começou s 9h e termina às 13h, com a mobilização de cerca de 10 mil voluntários. Eles vão cobrir 46 mil caixas d´água, que quando abertas, tornam-se criadouros ideais para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Todo o material foi cedido pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.
Segundo informações da assessoria de imprensa do governo do estado, os voluntários também estão recolhendo pneus velhos e garrafas plásticas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. O material está sendo levado para o depósito coberto da Defesa Civil, em São Cristóvão, e depois será recolhido pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).
Para facilitar a identificação dos envolvidos na mobilização e a recepção por parte dos moradores das comunidades visitadas, os voluntários que participam da ação usam a camiseta da operação.
A Guerreiros contra a Dengue é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Governo, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. O coordenador da operação, Carlos Alberto Lopes, da Secretaria de Estado de Governo, concederá entrevista a jornalistas logo após o encerramento da ação, para fazer um balanço dos trabalhos.
A primeira Guerreiros contra a Dengue foi realizada no dia 8 de novembro, quando foram visitadas 63 comunidades da região metropolitana do estado.