postado em 26/12/2008 16:23
Brasília - A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na última terça-feira (22/12) não alterou os efeitos da longa estiagem que castiga o estado. Ontem (23/12), os municípios gaúchos Severiano de Almeida e Marcelino Ramos decretaram situação de emergência.
De acordo com a Defesa Civil do estado, agora são 31 cidades em situação de emergência pela falta de água e pelas altas temperaturas.
;Nós acreditamos que o número de municípios em estado de emergência possa chegar a 100;, disse o coordenador regional da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Souza.
A área rural é a mais atingida pela seca. Houve perdas na produção de milho, soja, feijão e leite. Além disso, o nível dos rios e dos reservatórios está baixo.
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos de São Leopoldo (Semae) registrou, no início da semana, apenas 50 centímetros de água acima das bombas de captação do Rio dos Sinos. Hoje (26/12), de acordo com o monitoramento do Semae, o nível dos Rios Sinos e Gravataí subiu e está entre 70 centímetros e 1 metro acima das bombas de captação.