Brasil

Resgatados corpos de duas crianças soterradas no Rio

;

postado em 29/12/2008 20:13
O Corpo de Bombeiros do Rio resgatou nesta segunda-feira os corpos de duas crianças que morreram soterradas após um deslizamento ocorrido na tarde de ontem, no bairro de Rio Mole, na área rural de Saquarema, Região dos Lagos. A tragédia aconteceu após um dia de intensa chuva na região, que fica na divisa com Rio Bonito, na Baixada Litorânea, onde 87 pessoas permaneciam desabrigadas. Agora, subiu para cinco o número de mortos por causa das chuvas desde o dia 15. No sábado, um homem morreu arrastado pelas correnteza de um riacho em Cardoso Moreira, no noroeste do Estado.

De acordo com familiares de Carlos Udison Mendonça Ferreira, de 4 anos, e Evandro Júnior Mendonça Ferreira, de 12, eles brincavam dentro de casa quando foram surpreendidos por um estrondo, por volta das 18h40. "O deslizamento aconteceu numa área de mata fechada e não degradada. Os detritos que desabaram mostram isso porque caíram sobre a residência apenas pedras, árvores e galhos. A casa ficou destruída", afirmou o coordenador da Defesa Civil de Saquarema, Luís Alberto Nessrala.

O deslizamento também atingiu uma outra casa da família no mesmo terreno, que foi interditada pela Defesa Civil. Chocadas com as mortes das crianças, três pessoas da família passaram mal e foram atendidas pelos bombeiros. A Defesa Civil de Saquarema, conhecido balneário turístico, está de prontidão até o fim do carnaval, mas nega que haja risco de novos desmoronamentos. "Este foi um caso atípico. Vamos avaliar o que ocorreu, mas não há qualquer risco de acontecer isto, principalmente nas áreas turísticas", declarou o coordenador da Defesa Civil.

Cerca de 35 mil pessoas permanecem desabrigadas ou desalojadas em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, segundo a Defesa Civil do Estado. Após voltar a subir no fim de semana, o nível do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade, voltou a descer hoje. "Como o tempo melhorou, o número de desalojados deve cair pela metade até quarta-feira, pois muitas pessoas devem voltar para casa", afirmou o coordenador regional da Defesa Civil, Moacir Pires.

Escoamento

Além da trégua da chuva, Pires afirmou que o corte de 4 metros no trecho entre Campos e Itaperuna para o escoamento da água do Paraíba do Sul também contribuiu para a baixa do rio. O corte foi feito a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), que interditou a Rodovia BR-356, no trecho entre Campos e Itaperuna, no sentido Cardoso Moreira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação