postado em 06/01/2009 18:39
As fortes chuvas registradas em Minas Gerais desde o final de 2008 já deixaram 57 cidades em situação de emergência, segundo a Defesa Civil do estado. No total, 97 municípios foram atingidas pelas chuvas e 56.789 pessoas ficaram desalojadas.
As chuvas começaram em setembro, mas se intensificaram em dezembro do ano passado, de acordo com a Defesa Civil do estado.
Em Belo Horizonte, uma das áreas mais atingidas foi a Avenida Tereza Cristina, onde a chuva danificou 350 residências e abriu uma cratera no asfalto. Nas vilas e favelas, o mau tempo causou prejuízos para cerca de 300 famílias, segundo a prefeitura.
Além de promover uma campanha de doações para as vítimas das enchentes, a prefeitura de Belo Horizonte vai decretar situação de emergência nos locais mais atingidos. Também está sendo feito um estudo sobre a possibilidade de devolução do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2008 nessas áreas.O secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, espera que até o dia 30 de janeiro as obras sejam concluídas.
Em Congonhas, a 90 quilômetros de Belo Horizonte, geólogos vistoriam o solo e ainda há casas em risco ;Tivemos a enchente há uns vinte dias. Vinte famílias ficaram desabrigadas e mil e duzentas pessoas desalojadas. No dia trinta e um, com a chuva muito forte, tivemos problemas de deslizamento de encostas e mais vinte famílias ficaram desalojadas;, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Congonhas, Antenor Vechia.
Em Alto Jequitibá, distante 300 quilômetros da capital, a Defesa Civil do estado decretou situação de emergência ontem. Algumas pontes do município ruíram, inclusive na zona rural, informou prefeito Daniel Guimarães Sathler.
;Tivemos uma forte chuva na noite do dia quatro para o dia cinco, que inundou boa parte da cidade, atingindo cento e dez casas e deixando quatrocentro e cinqüenta pessoas entre desalojados e desabrigados. Elas perderam tudo que tinham em casa, porque a água subiu às duas horas da madrugada. Para o município estimo o prejuízo em cem mil reais, mas para as pessoas está difícil, porque todo mundo perdeu tudo;, disse Sather.
A Defesa Civil de MG informou que está doando às vítimas das chuvas cestas básicas, colchões, cobertores e lonas. Algumas cidades também receberam o apoio equipes do órgão. As regiões atingidas foram: Triângulo Nineiro, norte de Minas, região metropolitana de Belo Horizonte, centro-oeste e sul de Minas, Zona da Mata, Bacia do Rio Doce e Vale do Mucuri.