postado em 16/02/2009 18:31
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira (16/02) que o fornecimento de duas bulas para os medicamentos vendidos no país pode facilitar a compreensão das informações por parte dos consumidores.
A medida faz parte de uma proposta de resolução da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está sendo submetida à consulta pública, por meio de seu site na internet até o dia 24 de fevereiro. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a expectativa é que a disponibilização das duas bulas, uma com linguagem técnica, voltada a médicos, e outra com informações didáticas, para o paciente, comece a ser exigida antes do final do ano.
;Vamos ter uma expressão do conteúdo básico fundamental para os leigos. Ou seja, as pessoas vão conhecer os cuidados, as reações adversas, os efeitos colaterais e o modo de uso. Isso significa que, finalmente, os consumidores vão ter acesso a uma bula decente, compreensível, objetiva e clara. Por outro lado, os profissionais médicos vão continuar tendo informações detalhadas e completas, o que é fundamental para o exercício da profissão;, afirmou.
De acordo com a proposta da Anvisa, a bula do paciente continuará sendo disponibilizada na caixa do medicamento. Já a para uso dos médicos estará disponível no site da Anvisa e também poderá ser acessada por consumidores. Entre as mudanças previstas também estão letras maiores e parágrafos mais espaçados para facilitar a leitura.