postado em 22/02/2009 10:29
Enquanto milhares de foliões se esbaldam em blocos, bailes e trios elétricos de carnaval Brasil afora, na capital federal, a escolha para muitos é curtir a festa de Momo no conforto de casa. Seja um sinal dos primeiros impactos da crise global no bolso do brasiliense ou da falta de ânimo para viajar ou curtir os blocos locais, ficar no sofá vendo o carnaval pela televisão é a opção mais interessante para boa parte dos que não saíram da cidade.
A família Araújo, por exemplo, acredita que todos esses fatores influenciaram no feriadão entre quatro paredes. ;Como voltamos de uma grande viagem há pouco tempo, o orçamento ficou reduzido. E na atual situação financeira é melhor sermos cautelosos com gastos, especialmente que nesta época tudo fica mais caro;, explica o bancário Clemiton Araújo, 52 anos. Ele e a mulher, a advogada Neide Campos, 45, nascidos em dois dos locais mais carnavalescos do Brasil ; Rio de Janeiro e Recife, respectivamente ; não conseguem curtir a folia brasiliense sem compará-la às de suas cidades natais. ;Às vezes vamos ver o Galinho, ou o Pacotão, mas apesar de adorarmos carnaval, preferimos ficar em casa, comendo algo com a família, vendo a festa pela televisão a noite toda e economizando dinheiro;, conta Neide.
As filhas do casal, Nathália, 18 anos, e Eduarda 13, não são tão adeptas da ;folia; na sala de estar, mas, naquilo que chamam de falta de boas opções, preferem ficar com os pais acompanhando os desfiles. ;Ano passado eu estava em Salvador. Então fico só lembrando. Podia ser animado por aqui também, né?;, indaga Nathália.
Ainda assim, na opinião de alguns, as ruas de Brasília parecem estar mais cheias do que de costume nesta época do ano, mesmo que sem traços de folia. ;Esperava ver as ruas desertas, mas está parecendo um fim de semana comum. Menos gente deve ter viajado este ano;, aposta a engenheira civil Fátima Torres. O marido, o administrador Eduardo Mendonça, acha que a cidade é ideal para quem quer fugir da bagunça. ;Prefiro assim. Aqui só curte quem quer. Dá para passar o feriado sem nem perceber que é carnaval;, ressalta.
Os desfiles de hoje
IMPÉRIO SERRANO (21h)
Enredo: A lenda das sereias e os mistérios do mar
Intérprete: Nêgo e Gonzaguinha
Carnavalesco: Márcia Lage
Componentes: 3,8 mil
GRANDE RIO (entre 22h05 e 22h20)
Enredo: Voilá, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!
Intérprete: Wantuir
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
Componentes: 3,8 mil
VILA ISABEL (entre 23h10 e 23h40)
Enredo: Neste palco da folia, é minha
Vila que anuncia: Theatro Municipal - A centenária maravilha
Intérprete: Tinga
Carnavalescos: Paulo Barros e Alex de Sousa
Componentes: 5 mil
MOCIDADE INDEPENDENTE (entre 0h15 e 1h)
Enredo: Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!
Intérprete: Wander Pires
Carnavalescos: Claudio Cavalcante (Cebola)
Componentes: 4 mil
BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS (entre 1h20 e 2h20)
Enredo: No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor
Carnavalescos: Alexandre Louzada, Fran-Sergio, Ubiratan Silva e Laíla
Componentes: 4 mil
UNIDOS DA TIJUCA (entre 2h25 e 3h40)
Enredo: Tijuca 2009: Uma odisseia sobre o espaço
Intérprete: Bruno Ribas
Carnavalesco: Luiz Carlos Bruno
Componentes: 4,5 mil