postado em 23/02/2009 10:11
O carnaval é uma das marcas da cidade maravilhosa, tanto quanto são suas praias e o Corcovado. As comunidades das escolas de samba que o digam. Nos últimos anos, suas quadras se consolidaram como um dos principais e mais prestigiados atrativos do Rio de Janeiro. Milhares de turistas brasileiros e estrangeiros as visitam o ano inteiro para conhecer, de perto, a alegria, a beleza e a vibração do famoso carnaval carioca.
Apesar desse fato, até recentemente, a grande festa popular ainda estava ausente nas lembranças ou suvenires encontrados nos pontos turísticos e no comércio da cidade. O Corcovado com a estátua do Cristo Redentor é o tema dominante nesses produtos, destinados aos turistas.
A iniciativa de produzir uma nova linha de lembranças e recordações da cidade do Rio de Janeiro, baseada no carnaval, partiu da Associação Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), entidade sediada na Cidade do Samba e responsável pela execução de projetos sociais com comunidades responsáveis pelo carnaval.
;Faltava o nosso carnaval nos suvenires do Rio;, afirma Célia Domingues, presidente da Amebras. Há poucos meses, a nova frente de produção da 'indústria do carnaval' começou a ser montada pela entidade.
Um catálogo foi editado com os produtos criados e fabricados por cerca de 200 artesãos, qualificados em cursos e oficinas da Cidade do Samba e que trabalham nos barracões ou em suas casas. A maioria é formada por jovens e senhoras da comunidade, segundo a presidente da Amebras.
;Foi uma maravilha quando nos falaram que íamos desenvolver suvenires sobre o carnaval para o Rio;, conta Sandro Raimundo, aderecista e um dos professores das oficinas da Cidade do Samba. Os alunos estão entusiasmados com a iniciativa e não param de apresentar novas propostas para os produtos, diz ele.
A Amebras firmou convênio com o governo fluminense e os produtos já estão disponíveis em nove pontos turísticos da cidade. Nos próximos meses, uma cooperativa de artesãos será fundada para viabilizar a produção e venda das lembranças cariocas, de acordo com Célia.