postado em 19/03/2009 12:22
Morreu, vítima de parada cardiorrespiratória, na noite desta quarta-feira (18/3), o jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, aos 82 anos, o diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
Advogado e jornalista, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano de 1949. Foi professor da própria Faculdade de Direito da Federal e atuou como advogado. Em 1962, Cunha Pereira abandonou a bem-sucedida carreira como criminalista para ingressar no jornalismo, em parceria com o sócio Edmundo Lemanski, com o qual compra a Gazeta do Povo - então um jornal com sérios problemas financeiros.
No mesmo ano, imprimiu seu estilo inconfundível: transformou as dependências da empresa num espaço de diálogo com as mais diversas lideranças paranaenses.
O velório será realizado no salão principal da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O enterro ocorrerá no Cemitério Municipal.
Pereria Filho foi casado com Terezinha Döring Cunha Pereira e pai dos filhos Francisco Cunha Pereira Neto, Guilherme Döring Cunha Pereira, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola e Cristina Cunha Pereira.
Em 1962, assumiu a direção do jornal Gazeta do Povo e, tempos depois, da TV Paranaense, canal 12, firmando-se como empresário do campo das comunicações.
O Globo, com informações do Portal RPC