postado em 23/03/2009 11:03
Quatro policiais, sendo dois afastados de suas funções, foram presos na manhã desta segunda-feira (23/3) durante a Operação Persistência, da Polícia Federal, que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha voltada à prática de crimes de corrupção passiva, concussão, extorsão, entre outros crimes.
Segundo a PF, o núcleo da quadrilha era formado por dois policiais federais, um ex-policial civil expulso da corporação acusado de cometer crimes da mesma natureza e um ex-policial militar condenado em 2001 a 23 anos de reclusão pelo assassinato do Delegado de Polícia Federal Alcioni Serafim de Santana, ex-corregedor da PF que investigava atos de corrupção na corporação.
De acordo com investigações, que tiveram início em novembro de 2008, a quadrilha atuava extorquindo diversos empresários na região metropolitana de São Paulo, além de ônibus de sacoleiros provenientes do Paraguai. Eles exigiam dinheiro para não efetuarem prisões e apreensões de mercadorias.
Foram encontradas armas, carteiras policiais falsas, veículos roubados e bens que eram utilizados nos achaques. Também foi apreendida certa quantidade em dinheiro, supostamente proveniente das extorsões.
Estão sendo cumpridos, de acordo com a PF, sete mandados de prisão e 11 ordens de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Os empresários vítimas da quadrilha já identificados serão intimados a prestar depoimento.
fonte: Agência Estado