postado em 24/03/2009 11:49
Dez pessoas foram presas nesta terça-feira durante a Operação Face Oculta, da Polícia Federal, deflagrada contra integrantes de uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas. A ação ocorre simultaneamente nos Estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Os dez presos foram encontrados em Tocantins, entre os 12 mandados de prisão programados para o Estado. Outras três pessoas que estavam sendo procuradas já estavam presas, no Mato Grosso, detidas no último dia 15 de março.
Outros quatro mandados de busca e um de prisão estão sendo cumpridos em São Paulo, dois mandados de busca estão sendo cumpridos no Pará e três mandados de busca e dois de prisão são cumpridos em Rondônia. A PF não tinha os resultados dos outros Estados. A Operação Face Oculta tem o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas, notadamente a cocaína de origem boliviana.
As investigações, iniciadas em julho de 2008, período em que foram presas sete pessoas e apreendidos cerca de 400 quilos de cocaína, revelaram que pistas clandestinas construídas em Estados da região norte do País foram usadas como base para o recebimento de drogas. A distribuição de entorpecentes era feita pela malha rodoviária.