postado em 26/03/2009 21:00
Um panorama geral sobre a quantidade e a qualidade da água no Brasil foi apresentado nesta quinta-feira (26/03) durante a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Recursos HÃdricos (CNRH) no auditório do Ministério da Cultura. A Agência Nacional de Ãguas (ANA) lançou a primeira edição do ;Relatório de Conjuntura dos Recursos HÃdricos no Brasil;.
De acordo com o relatório, a qualidade dá água no Brasil teve uma melhora em relação a 2002. Os 1173 pontos analisados pelo Ãndice de Qualidade das Ãguas (IQA) apresentaram uma melhoria da classe ótima (5% para 9 %) e diminuição da classe ruim (8% para 5 %). A maior parte da água, 70 %, foi considerada de qualidade razoável.
Usos da água
Energia elétrica
Dados sobre a capacidade de produção de energia elétrica no Brasil mostram que houve um crescimento de pouco mais de 4% entre 2006 e 2007.
Navegação
O Brasil tem 28.834km de árera navegável. Desse total, apenas cerca de 8.500km são efetivamente ultizados como meio de locomoção durante o ano.
Irrigação
A ANA estima que a área irrigada brasileira seja de 4,6 milhões de hectares, representando um crescimento de 50% em relação a 1996, segundo dados do censo. Apesar do Brasil está em 16º lugar no ranking mundial, detendo pouco mais de 1% da área total irrigada no mundo, é um dos paÃses com menor relação área irrigada/área irrigável;, além de exibir baixÃssima taxa de hectares irrigados por habitante (0,018 ha/hab.) ; a menor da América do Sul.
A publicação teve a parceria de diversos órgãos, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Ministério das Cidades e o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE). A Ãntegra do relatório deve estar disponÃvel a partir da semana que vem no site da ANA ().