postado em 04/04/2009 12:16
O corpo do biólogo e membro da Academia Paulista de Letras Crodowaldo Pavan será enterrado hoje (4), s 14h, no Cemitério Getsêmani, no Morumbi, em São Paulo. Ele morreu ontem (3) tarde aos 89 anos, no Hospital Universitário da USP, devido a falência múltipla de órgãos. O velório está sendo realizado noAnfiteatro Acadêmico do Instituto de Biociências da USP, na Cidade Universitária.
Pavan nasceu em Campinas (SP) no dia 1º de dezembro de 1919. Formado em biologia pela USP, especializou-se em genética. Fez carreira universitária no Instituto de Biociências, chegando a professor titular. Em 1964, fundou uma unidade de citogenética no laboratório nacional de Oak Ridge, em Tenessee, nos Estados Unidos. Em 1968 foi contratado como professor titular na Universidade do Texas, onde permaneceu sete anos.
Crodowaldo Pavan foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1981 a 1986. Foi também diretor-presidente da Fundação de Amparo Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 1981 a 1984. De 1986 a 1990, foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Seus trabalhos principais são sobre genética de população de Drosophilas Tropicais e citogenética de Ciarídeos, um grupo de insetos encontrado no Brasil e por ele descoberto. Estudos feitos com esses insetos trouxeram novos conhecimentos de citologia, genética e fisiologia cromossômica.