postado em 05/04/2009 13:19
Sob sol e calor, milhares de pessoas entre jovens, crianças e idosos participaram neste domingo (5/4) da 7ª Caminhada Agita São Paulo, realizada para marcar o Dia Mundial da Saúde, a ser comemorado terça-feira (7). Segundo os organizadores, 20 mil pessoas compareceram ao evento. Para a Polícia Militar, foram 10 mil.
Com o tema Vizinhança Ativa Constrói Saúde, a caminhada começou com uma concentração na Praça Geremia Launardelli, próximo ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Os participantes deixaram o local s 9h, rumo Assembléia Legislativa. Pessoas de todas as idades fizeram o trajeto por cerca de uma hora e meia, passando pelas ruas Carlos Comenale, Peixoto Gomide, Alameda Santos, Pamplona e Caconde.
A Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) fez interdições alternadas nos principais cruzamentos, permitindo a passagem dos participantes por blocos, para que não houvesse transtornos significativos no trânsito. Duas ambulâncias e três trios elétricos acompanharam a multidão.
A maioria que se juntou ao grupo vestia camiseta da organização não-governamental Agita Mundo. Balões coloridos e trios elétricos deram um tom de festa. Algumas pessoas contaram ter saído de bairros distantes para participar do evento. Ana Rosa Santos, de 69 anos, moradora do bairro de Santo Amaro, na zona sul, disse que não estava cansada ao fim do percurso .Eu faço ginástica, justificou.
Palmira Xavier, de 66 anos, moradora do bairro de São Mateus, na zona leste, também mostrou boa disposição física. Pelo caminho, ela comprou uma garrafa de água e, prevenida, carregava uma sacolinha de lanche que levou de casa. Um problema para muitos foi convencer a gerência de um posto de gasolina a permitir o uso do banheiro, já na etapa final da caminhada. Resolvida a questão, formou-se uma pequena fila no local.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, uma das promotoras do evento, ações semelhantes estão ocorrendo em oito países da África, América do Sul e Europa. No Brasil são 21 eventos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. Só em São Paulo, foram organizadas 431 caminhadas.