postado em 07/04/2009 11:38
Os brasileiros estão engordando. Pelo menos 13% dos adultos são obesos, segundo estimativas da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Há três anos, quando foi apresentada a primeira edição do levantamento, 11,4% eram obesos. Em 2007, o percentual saltou para 12,9%. O maior índice de excesso de peso é verificado entre as mulheres (13,6%), enquanto entre os homens a taxa atinge 12,4%.
"A obesidade em mulheres vinha em uma tendência de estabilização nas pesquisas de 2006 e 2007 e, agora, há um aumento expressivo. É muito preocupante", afirma Deborah Malta, coordenadora geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde e uma das coordenadoras da pesquisa.
Porto Alegre (49%) é a capital que apresenta maior frequência de excesso de peso entre adultos. A capital gaúcha também lidera a lista das cidades com maior número de obesos. De acordo com a pesquisa, 15,9% dos adultos estão com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m².
O peso em excesso é diagnosticado a partir do IMC, obtido pela razão entre o peso e o quadrado da altura. Caso o IMC alcance valor igual ou superior a 25 kg/m², há excesso de peso. A obesidade é confirmada quando o índice atinge ou supera os 30 kg/m².
Realizado sob encomenda do Ministério da Saúde, o estudo entrevistou por telefone 54 mil pessoas de todas as classes sociais a partir dos 18 anos, entre abril e dezembro de 2008, nas 26 capitais e no Distrito Federal.