postado em 08/04/2009 12:45
Rio de Janeiro - Cerca de 60 crianças e adolescentes foram retirados nesta quarta-feira (8/4) do local conhecido como Cracolândia, na Favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro, em mais uma operação choque de ordem promovida pela prefeitura da cidade. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Policiais civis e militares, guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública participaram da ação, que também demoliu casas irregulares. Há cerca de dois meses, as polícias Civil e Militar investigavam casos de consumo de drogas e furtos na região.
De acordo com o delegado Fábio Cardoso, coordenador da operação, a maioria das casas demolidas estava construída embaixo da linha 2 do metrô, entre as estações de Triagem e Maria da Graça. O espaço era usado como esconderijo pelos menores e também era área de prostituição.
;Essas construções eram utilizadas como refúgio por menores que praticavam furtos e roubos na região. Tivemos a informação que no local algumas menores se prostituíam para conseguir dinheiro e pagar pela droga que consumiam;.
Duas famílias, que moravam nas casas derrubadas e que, segundo Cardoso, não estavam envolvidas com o crime, foram levadas para um abrigo da prefeitura do Rio. Outros moradores foram para a casa de parentes.
Por causa da operação, o trânsito ficou complicado durante toda a manhã nas avenidas Dom Hélder Câmara e Democráticos, na altura do Bairro Maria da Graça.