postado em 10/04/2009 12:06
Aproximadamente R$ 1 milhão em veículos, barcos e em equipamentos, como computadores, radiotransmissores e fogões industriais, chegarão aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) e Casas de Saúde Indígena (Casais) do Amazonas a partir da próxima semana.
A ação faz parte do plano de investimentos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para melhorar e otimizar as atividades relacionadas à saúde dos cerca de 120 mil indígenas que vivem no estado. Entre os objetivos estão a ampliação da frota de veículos e barcos para facilitar o transporte de pacientes.
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador regional da Funasa no Amazonas, Pedro Paulo Coutinho informou que os equipamentos já estão comprados. ;A entrega desses equipamentos vai dar mais mobilidade as equipes que atuam nas aldeias. Dentro das nossas limitações, continuamos investindo para garantir o fortalecimento das ações em cada área.;
Os recursos para compra dos 37 veículos, barcos e outros materiais foram liberados pelo governo federal. Ainda para este ano, está prevista a compra de outros equipamentos.
Na avaliação do chefe do Dsei Alto Rio Solimões, Plínio Cruz, os investimentos feitos vão trazer melhorias nas atividades realizadas e na logística de atendimento. Segundo Cruz, a maioria dos deslocamentos é em via fluvial.
;Os veículos vão facilitar o acesso às aldeias via terrestre e os barcos darão mais agilidade no trajeto fluvial. Já os equipamentos ajudarão no atendimento, na comunicação com os pólos [ instalados em outras aldeias] e nas demandas urgentes das aldeias.;