postado em 11/04/2009 19:13
Parte da plataforma de pesca que margeia a Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, acabou sendo arrastada pela força da ressaca, que desde a madrugada deste sábado (11/04) vem castigando boa parte do litoral paulista. O fenômeno foi provocado pelo ciclone extratropical que, mesmo afastado da costa, vem ocasionando fortes ventos sobre o oceano, agitando o mar. A previsão dos meteorologistas é de que as ressacas ocorram até amanhã.
Cerca de 20 metros da plataforma foram destruídos, obrigando a Defesa Civil do município a interditar o local para a pesca, no trecho que fica bem próximo à Ponte Pênsil. A ressaca atingiu ainda outros trechos da Praia do Gonzaguinha, fazendo com que as autoridades de trânsito interditassem a Avenida Antonio Rodrigues, que tem ligação com a Praia do Itararé. O fenômeno também foi observado em toda a orla de Santos, Guarujá e Praia Grande.
No final da tarde, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou parte da Avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, já que as fortes ondas atingiam as calçadas e parte da pista, dificultando o trânsito naquela região. Na Praia do José Menino, a ressaca também foi intensa.
Os bombeiros que atuam nos postos de salvamento ao longo das praias alertaram banhistas sobre os riscos em toda a costa.