postado em 14/04/2009 15:55
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam na manhã desta terça-feira (14/04) a entrada da fazenda Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás (PA), propriedade da Agropecuária Santa Bárbara - uma das empresas do grupo Opportunity, de Daniel Dantas. A informação foi divulgada pela empresa. O MST nega a ação.
Segundo a Santa Bárbara, os sem-terra bloquearam a via de acesso à fazenda e não permitem a entrada e a saída de qualquer pessoa. A empresa informa que há crianças dentro da propriedade que estão impedidas de ir à escola.
"Em mais uma ação arrojada, os invasores ferem o direito de ir e vir, assegurado pela Constituição Federal. O cárcere privado também impede as crianças de ir para a escola, não permite a chegada de alimentos e impede as famílias de funcionários de retornar às suas casas", diz a Santa Bárbara em nota.
A fazenda Maria Bonita foi invadida em julho de 2008 e desde então está sob controle do MST. Os invasores disseram à Santa Bárbara que o bloqueio da fazenda é em represália à decisão da Justiça do Pará de manter presos 12 integrantes do MST por porte ilegal de armas e formação de quadrilha.
'Descabidas'
A coordenação regional do MST no Pará classificou como "absurdas" e "descabidas" as informações divulgadas pela Santa Bárbara. Segundo o movimento, os sem-terra estão reunidos na curva do "S", na rodovia PA-150, local exato do confronto que matou 19 sem-terra em 17 de abril de 1996 --episódio que ficou conhecido como massacre de Eldorados do Carajás.
Segundo o MST, cerca de 450 jovens estão reunidos no local para atividades pedagógicas e de formação. Até a próxima sexta-feira (17), a previsão é que o ato para lembrar o massacre deva reunir cerca de 1.000 sem-terra.
O MST também negou que o suposto bloqueio da fazenda Maria Bonita seja uma das ações do "Abril Vermelho" --um conjunto de ações implementadas pelo movimento para lembrar os 13 anos do massacre de Eldorado dos Carajás.