postado em 15/04/2009 18:08
Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram na noite desta terça-feira (13/04) a fazenda São José, em Marabá Paulista, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do estado de São Paulo. De acordo com o coordenador regional Valmir Rodrigues Chaves, a ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, também chamada de Abril Vermelho. Os militantes chegaram num comboio formado por ônibus, caminhões e carros e, depois de romper a cerca, ocuparam uma área de pastagens da propriedade. Hoje, eles montaram acampamento no local
A Polícia Militar (PM) confirmou a invasão e informou que o proprietário, José Teixeira dos Santos, entrou com pedido de reintegração de posse no fórum de Presidente Venceslau, sede da Comarca. Aos policiais, Santos disse que as terras são documentadas e produtivas. Ele não foi localizado pela reportagem.
No entanto, Chaves alegou que os 1.200 hectares são improdutivos e devem ser desapropriados para a reforma agrária. O MST pediu ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) uma vistoria na fazenda para avaliar o índice de produtividade. O líder disse que o movimento vai fazer novas ocupações na região. "É só assim que a reforma agrária vai andar.