postado em 16/04/2009 11:17
Um total de 1,8 milhão de pessoas de 55 municípios dos estados de Pernambuco e Bahia devem ser beneficiados com a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, que propõe a reorganização da assistência à saúde, através da eliminação das barreiras geográficas e da garantia às ações de saúde.
Em Pernambuco, serão atendidos os usuários das Geres de Petrolina, Salgueiro e Ouricuri, totalizando 22 cidades, que irão formar a Macrorregional Pernambucana. Na Bahia, a Macrorregional será formada pelas Diretorias Regionais com sedes em Senhor do Bonfim, Juazeiro e Paulo Afonso.
Pioneira no país, a iniciativa está sendo lançada oficialmente nesta quinta-feira (16/4), durante o I Forum Macrorregional: Implementação da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, que acontece no Grande Hotel de Juazeiro, na Bahia. O projeto é fruto de um pacto firmado entre o Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde dos dois estados as prefeituras da região.
Segundo o assessor do Ministério da Saúde para Coordenação Macrorregional em Pernambuco, Dário Bernardes, a Rede Interestadual irá criar pólos regionais de atendimento que garantam presença de profissional e manutenção de equipamento, evitando a pulverização de recursos e garantindo o acesso da população. A previsão é que a Rede Interestadual esteja consolidada em 18 meses.