postado em 19/04/2009 20:42
Uma quadrilha que atuava na chamada máfia dos alvarás de soltura falsos foi desarticulada nesse sábado à noite, após tentar libertar detentos do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) da Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. Por volta das 20h, quatro mulheres, sendo uma menor de idade, e dois homens foram presos ao apresentar os documentos não originais.
Um agente penitenciário do Ceresp desconfiou da atitude das mulheres que chegaram ao local e descobriu a farsa ao ligar para a Polícia Civil. Do lado de fora do centro prisional, a polícia também deteve dois homens que aguardavam a liberação dos comparsas.
Foram presos Tiago de Castro Silvino, Silvânia Conceição Moreira, Leiliane Correia Magioni, Marcos Vinícius Duarte Lopes, Elaine Almeida Maciel e uma menor de idade que não foi identificada. Dos envolvidos na tentativa de libertar os criminosos, apenas Tiago de Castro Silvino tem passagem pela polícia. Ele foi preso em 2008 por uso de drogas e porte ilegal de armas e estava em liberdade provisória.
As mulheres foram levadas para o Presídio de Santa Luzia, os homens para o Ceresp São Cristóvão. Eles vão ser indiciados por corrupção de menores, uso de documento falso, falsificação de documento público e formação de quadrilha. A menor foi encaminhada ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).
Máfia dos alvarás
Quatro detentos foram libertados de forma irregular, através de alvarás de soltura falsos, na madrugada de sábado, segundo informou a Secretaria de Estado de Defesa Social, através de uma nota. Os criminosos continuam foragidos. São eles: Leandro Viana Pedroso, Jonatan Fernando Pereira Guimarães, Tiago Rodrigues da Rocha e Leonardo Cláudio Leite Martins.
A Secretaria vai abrir uma sindicância interna para apurar se houve participação do agente que estava de plantão na madrugada de sábado, quando os criminosos foram soltos.
Ainda não se sabe se o grupo preso na noite de sábado está envolvido com a soltura dos quatro detentos durante a madrugada.