postado em 20/04/2009 17:50
Começou a ser veiculada nesta segunda-feira (20/4) em jornais, revistas, rádios e canais de televisão uma campanha informativa sobre o recurso da portabilidade numérica, que permite aos usuários trocar de operadora sem ter que mudar o número do telefone. A obrigatoriedade da campanha foi instituída por um ato da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A campanha publicitária foi feita de forma integrada pelas operadoras e é assinada pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da portabilidade numérica no país.
A determinação da Anatel prevê a possibilidade de as prestadoras realizarem a campanha de divulgação de maneira integrada.
De acordo com a ABR Telecom, as peças da campanha têm linguagem clara e direta e comunicam as características da portabilidade, as regras básicas, as situações possíveis, bem como o valor a ser pago para migrar entre operadoras. A divulgação será feita até o dia 30 de abril, em todos os estados.
A portabilidade numérica começou a ser implantada de forma gradativa em setembro de 2008 e atingiu os 67 DDDs do país no dia 2 de março deste ano.
Até agora, mais de um milhão de usuários de telefonia fixa e móvel pediram para trocar de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 756,8 mil pedidos já foram atendidos.