postado em 07/05/2009 14:50
O governo está discutindo medidas para diminuir os prejuízos de produtores familiares afetados pela estiagem no Sul do país. Segundo o diretor de Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, há uma preocupação com o setor leiteiro. Por isso, foi marcada uma reunião para nesta quinta-feira (7/5), no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com debater o assunto.
;Com o problema de pastagem e de indisponibilidade de alimento para o gado, há uma preocupação, principalmente em relação ao setor produtivo da agricultura familiar;, disse Porto. Segundo ele, o governo deve fazer uma intervenção para venda de milho para o setor. O milho seria vendido a um preço mais barato e serviria para os produtores alimentarem seu gado até a retomada das chuvas e recuperação do pasto.
Mais de 270 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já decretaram situação de emergência por causa da faltade água. A situação é tão grave que o volume de precipitações registrado no mês de abril em algumas cidades é o menor dos últimos 80 anos.