postado em 08/05/2009 11:10
Cerca de 300 estudantes de cursinhos e de terceiro ano do ensino médio, organizados pela União de Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UES-PE) realizam na manhã desta sexta-feira (8/5) um protesto em frente à sede da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária. Com faixas, cartazes e fazendo uma "apitaço", eles querem mostrar sua posição contrária à utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição ao vestibular tradicional.
Incoformados, os estudantes chegaram a interromper a saída de veículos da sede da reitoria, sentando na via. Eles se queixam que o novo modelo foi apresentado de forma muito rápida e não contou com a participação dos estudantes.
A UFPE, no entanto, ainda não apresentou o posicionamento em relação ao novo sistema de ingresso no ensino superior proposto pelo Ministério da Educação (MEC). A medida está sendo discutida esta manhã pelo conselho que se reúne na reitoria e a decisão deve ser anunciada ainda esta manhã pelo reitor da instituição, Amaro Lins.
A previsão é de que a UFPE decida aderir a parte da novidade, que viria para substituir a 1ª fase da seleção. Ontem o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado, já garantiu que vai implantar o novo Enem no vestibular de 2011.