postado em 08/05/2009 13:28
Natal (RN) - As universidades federais terão até o fim deste mês para decidir se vão aderir ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) proposto pelo Ministério da Educação (MEC). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (8/5) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O prazo inicial para adesões, definido pela Secretaria de Ensino Superior, terminava hoje.
De acordo com o ministro, o Comitê de Governança do novo Enem vai definir, até o dia 13, a matriz de referência do exame com os conteúdos de cada uma das quatro provas que vão compor o teste. Depois dessa apresentação, as universidades terão mais alguns dias para decidir.
;A maioria das universidades já tomou posição, algumas ainda estão debatendo. Até o fim de maio, tudo estará decidido;, afirmou Haddad, após participar do 10° Fórum de Governadores do Nordeste.
O ministro revelou que o número de universidades que já aderiu ao novo vestibular superou a previsão inicial do MEC. ;A adesão, até agora, está acima das minhas expectativas. Pensei que fosse ser mais difícil do que tem sido;. Em ocasiões anteriores, ele disse que não estava contabilizando adesões.
Segundo Haddad, as questões de segurança e logística são as principais preocupações apresentadas pelos reitores na avaliação das adesões. O ministro afirmou que, assim que o MEC tiver um balanço geral das adesões, o quadro de universidades será apresentado para que as pessoas possam se preparar. As provas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro.
Há quatro formas de participação das universidades no novo modelo. As instituições poderão usar o Enem como prova única, como primeira fase, combinado à nota do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.