postado em 11/05/2009 20:02
Manaus - A cota do Rio Negro, em Manaus, atingiu nesta segunda-feira (11/5) a marca dos 28,95 metros. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o número revela que o Amazonas atingiu a cota de emergência, ou seja, a média das cheias já registradas no estado desde 1902, quando foi feito o primeiro registro. A verificação do nível Rio Negro é a referência para a medição anual das cheias dos rios no Amazonas.
Com a cota registrada hoje, o nível das águas no Amazonas está apenas 74 centímetros abaixo da maior cheia já ocorrida, em 1953, quando o nível do Rio Negro atingiu a marca dos 29,69 metros.
As chuvas continuam permanentes e intensas no estado e a média de subida dos rios tem sido de dois centímetros a cada dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para amanhã é de chuva para todas regiões do estado.
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o Amazonas é um dos 12 estados mais prejudicados pelas cheias neste primeiro semestre de 2009.
Os problemas causados estão sendo tratados com ajuda dos governos federal e estaduais, por meio da distribuição de cestas de alimentos, material de limpeza, além de artigos de cama e banho.
No Amazonas, o governo estadual criou o do programa SOS Enchente, que permite o pagamento de R$ 300 às famílias atingidas pela cheia. A ação está sendo desenvolvida em parceria com as Forças Armadas e a Defesa Civil.
Desde o último dia 16 de abril todo Amazonas está em situação de emergência. O decreto foi homologado pelo governo do estado.