postado em 18/05/2009 09:15
A chuva deu uma trégua no Piauí, ajudando a adiantar a reforma em uma das barragens do estado que acabou transbordando na semana passada, prejudicando mais de 100 famílias, segundo dados do governo estadual.
A paralisação das chuvas na região de Cocal da Estação, no norte do estado, onde está localizada a Barragem Algodões I, e a diminuição do volume das águas vindas das barragens localizadas no Ceará, as quais desembocam na represa de Algodões, ajudaram a acelerar a reforma.
Os trabalhos de reparos no local estão sendo realizados com a máxima intensidade e seguindo orientações do projetista da barragem, o engenheiro Luiz Hernane. Um dique de proteção está sendo finalizado, o que vai impedir que as águas penetrem na parede de concreto.
Além disso, está sendo feito um reforço no pedaço da parede que rompeu e máquinas trabalham na recuperação do acesso à barragem, onde as chuvas e a forte pressão das águas provocaram uma erosão. Os reparos se estendem ainda ao canal por onde escoam as águas que transbordaram.
Com as perspectivas positivas, as famílias ribeirinhas removidas devem voltar para suas casas a partir da quinta-feira (21/5). Enquanto isso, equipes da Polícia Militar e Bombeiros vão coordenar uma ação que deve permitir a visita de algumas pessoas aos locais onde moram, para verificar os pertences, animais e casa.
A barragem de Algodões I transbordou na última quinta-feira (14/5), após ameaça de rompimento, segundo informações da Coordenadoria de Comunicação Social do governo do estado. O volume de água, de acordo com a coordenadoria, ultrapassou a capacidade da barragem que é de 52 bilhões de litros, por conta das chuvas das últimas semanas no estado.