postado em 25/05/2009 21:27
Após a breve ocupação do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) nesta segunda-feira (25/05), os estudantes decidiram deixar o local e devem se reunir em assembleia na próxima quinta-feira (28/05). O objetivo é definir os próximos passos da mobilização que reúne ainda funcionários e professores da instituição. Entre as reivindidações do movimento está o aumento salarial de docentes e servidores da universidade e o empenho de mais verbas para a educação.
Segundo a diretora do Diretório Central Estudantil (DCE), Débora Manzano, os alunos decidiram criar um comitê conjunto com os trabalhadores e professores das universidades para lutar "contra a repressão dos movimentos estudantis e sindicais". "Estamos lutando também contra o corte de verba da educação", afirmou.
Na tarde de hoje, cerca de 40 estudantes ocuparam a reitoria da USP. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp), houve um confronto entre a guarda universitária e os estudantes, mas ninguém se feriu.
A USP divulgou nota em seu site classificando como lamentável a invasão da reitoria por estudantes da própria universidade.