postado em 01/06/2009 12:12
O desaparecimento do Airbus A330 da Air France foi comunicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira pela manhã pelo brigadeiro Francisco Joseli, oficial do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). O presidente está em viagem oficial em El Salvador. A assessoria do Palácio do Planalto informou que uma nota oficial deve ser divulgada ainda hoje. A Presidência quer ter mais detalhes de como teria ocorrido o sumiço da aeronave para se posicionar.
A FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou o início das buscas com uma aeronave C-130 Hércules, com uma P-95 Bandeirante, de patrulha marítima, e com o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Para-SAR).
De acordo com o Centro de Comunicação Social da Marinha, um navio-patrulha saiu do Rio Grande do Norte, uma vez que as buscas estão concentradas cerca de 565 quilômetros de Natal. Um navio tipo corveta já saiu de Maceió e outro de Salvador --esse, com um helicóptero a bordo.
O voo AF 447 decolou por volta das 19h de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim), no Rio, e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local (6h de Brasília).
Em nota, a empresa afirma que a aeronave "cruzou uma zona com forte turbulência" por volta das 23h (horário de Brasília) e enviou alerta automático sobre problemas no circuito elétrico às 23h14.
A lista com os nomes dos passageiros será divulgada pela Anac (Agência Nacional de Aviação). Assunção não quis fornecer detalhes e informou que ela deverá ser divulgada ainda na manhã de hoje.
De acordo com a Aeronáutica, a região onde ocorreu o desaparecimento não tem radares, e a comunicação é feita por rádios de longo alcance. A FAB informou que tenta identificar a distância aproximada do desaparecimento, a partir de Recife (PE).