postado em 01/06/2009 18:56
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira
(1º) para o presidente da França, Nicolas Sarkozy, para tratar do desaparecimento do Airbus-A330, da Air France, com 228 pessoas a bordo. O avião desapareceu no domingo (31) à noite quando fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris.
Segundo interlocutores, a conversa teria sido por volta das 15h (horário de Brasília) sobre as ações do governo brasileiro para encontrar a aeronave. Lula também teria prestado solidariedade ao colega francês. "Em uma situação como esta, não há o que dizer", teria dito Lula a Sarkozy.
Lula está em El Salvador (San Salvador) para assistir à cerimônia de posse do presidente Mauricio Funes. Após almoço com os chefes de Estado, ele embarca para Cidade da Guatemala (Guatemala) para compromissos com o presidente daquele país Álvaro Colom e autoridades locais.
Lula também telefonou para o presidente em exercício, José Alencar, e pediu que ele visite as famílias que estão no aeroporto internacional do Galeão (Tom Jobim), no Rio, aguardando informações.
O vice-presidente embarcou por volta das 16h da base aérea de Brasília com destino ao Rio acompanhado do comandante da Aeronáutica, Juniti Sato.
Lula também deverá fazer um comunicado à imprensa ainda hoje sobre o desaparecimento do avião da Air France.