postado em 01/06/2009 20:20
A Força Aérea Brasileira enviou dois aviões de busca noturna para tentar localizar o Airbus da Air France que desapareceu, informou um oficial da FAB. "Durante a noite não há busca visual, mas poderemos fazer busca eletrônica e por radar", explicou o militar, antes da decisão ser anunciada oficialmente.
A operação é realizada por um Hércules C-130 adaptado para busca noturna, que tentará localizar um eventual sinal eletrônico de emergência, e por um avião de vigilância R-99 (Embraer), equipado com um potente radar e com um sistema infravermelho que identifica fontes de calor.
Um terceiro avião decolará na madrugada desta terça-feira para chegar ao local das buscas ao amanhecer. Segundo o oficial da Força Aérea, a FAB trabalha com a hipótese de que há sobreviventes.
Outra fonte revelou que a tripulação de um avião da TAM, que fazia a mesma rota do Airbus da Air France, mas no sentido inverso, avistou destroços no mar próximos à costa africana, cerca de 40 minutos após o horário estimado do desaparecimento do aparelho. Esta informação, citada pelo vice-presidente brasileiro, José Alencar, não foi confirmada oficialmente pelas autoridades.
Oito aviões e helicópteros da FAB sobrevoaram durante o dia a suposta zona do desaparecimento, a cerca de 1.100 km da costa do Brasil, e três navios da Marinha seguem para a região.
As operações estão concentradas em uma zona de sombra (sem cobertura de radar) de onde o Airbus 330 emitiu sua última mensagem, automática, relatando sérios problemas técnicos, explicaram à AFP fontes aeronáuticas.