postado em 01/06/2009 21:19
Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (1º), a Airbus, empresa fabricante do avião que fazia o vôo AF-447, da Air France, declarou ser ;inapropriado; manifestar-se sobre as causas do desaparecimento da aeronave.
A empresa alega que, conforme determina a Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, em inglês), só vai oferecer sua assistência aos responsáveis pelas investigações. Para a empresa, no momento, qualquer declaração sobre as causas do desaparecimento não passa de ;especulações;.
O Airbus A-330 desapareceu quando sobrevoava o Oceano Atlântico. A aeronave havia partido do Rio de Janeiro às 19h de domingo (31) e deveria ter chegado a Paris às 6h15 de hoje (horários local), mas os controladores de vôo perderam a comunicação com o avião cerca de 3 horas depois da decolagem. Segundo a Air France, havia 228 pessoas a bordo da aeronave: 216 passageiros e 12 tripulantes.
De acordo com a Airbus, o avião foi entregue à Air France em abril de 2005, acumulava 18,8 mil horas de uso e cerca de 2,5 mil horas de voos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as autoridades francesas haviam renovado o certificado de aeronavegabilidade do avião em março de 2009.