postado em 02/06/2009 13:51
GENEBRA, 2 junho 2009 (AFP) - As condições meteorológicas podem ter contribuído para a catástrofe do voo da Air France entre o Rio e Paris com 228 pessoas a bordo, mas "raramente são a única causa" deste tipo de acidentes, assegurou à AFP a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
"O clima é provavelmente um fator que contribuiu para o acidente, mas é muito, muito raro que seja a única causa" de um desastre desse tipo, explicou o diretor da divisão meteo-aeronáutica, Herbert Puempel.
"Em geral, isso se deve a uma combinação de fatores técnicos, meteorológicos e humanos", acrescentou.
Inclusive, embora em "dois terços dos acidentes de avião haja a influência de um fator meteorológico, o fator humano é igualmente importante". "O piloto que atravessa uma zona difícil está mais estressado, o que torna mais difícil o seu trabalho", argumentou Puempel.
"No momento, não descartamos nada, mas se sabe que na zona (do desaparecimento do avião), havia tempestades que tinham sido sinalizadas", assegurou o especialista.
A aeronave da Air France desapareceu na segunda-feira no Atlântico quando atravessava a "zona de convergência intertropical", conhecida por suas turbulências e por suas tempestades particularmente fortes.
As nuvens nessa região são comparáveis aos cúmulos nimbos, de "uma estrutura muito complicada com um vento vertical subindo a uma velocidade de até 100 metros por segundo e, ao lado, o vento baixando a essa mesma velocidade, o que provoca uma sucessão de movimentos brutais de cima para baixo para o avião", explicou Puempel.
"A isso, soma-se a possibilidade de granizo e raios... Normalmente, os pilotos tentam evitar penetrar em uma zona de tempestade como essa (...), mas, às vezes, é muito grande e representa para os pilotos um desafio para se encontrar o caminho correto", prosseguiu.
Nesta terça-feira à tarde, os investigadores ainda não destacavam uma hipótese mais provável sobre o desaparecimento do Airbus, que foi antecedido por uma falha elétrica generalizada, segundo a companhia.